A Seguir veremos 42 estatísticas sobre Video Marketing / Marketing Digital, que deixarão muito claro que a produção de vídeos é indispensável para qualquer pessoa ou e empresa que queira vender online, ou apenas se comunicar com seu público alvo. Logo, você estará se perguntando por que ainda não está utilizando vídeos para impulsionar sua estratégia de marketing.
A maioria das pessoas concorda que o vídeo é mais interessante e gera mais engajamento. Não importa o assunto, se é informativo, explicativo ou puro entretenimento, os vídeos estão literalmente dominando toda a Internet. A Cisco estima que o tráfego de vídeo gerará 82% do tráfego da Internet este ano. 82% é muita coisa!!!
Tanto nas plataformas de vídeo como o YouTube, Rumble, quanto nas redes sociais como o Instagram e Facebook, TikTok, há vídeos sobre todos os tipos de produtos e serviços. Muitos deles são feitos por influenciadores, enquanto outros incluem tutoriais sobre tudo, desde aplicação de maquiagem, até investimentos em ações.
À medida que analisamos as estatísticas de marketing de vídeo, você verá que o vídeo é uma ferramenta de marketing que você não pode ignorar se quiser ter sucesso online.
O que exatamente o marketing de vídeo oferece? O Video Marketing oferece às empresa as seguintes vantagens:
Ele combina imagens visuais, som, narração efeitos especiais e títulos de texto que oferecem aos clientes em potencial uma imagem mais rica das ideias que você está tentando comunicar em seus vídeos de vendas.
É uma combinação de mídias que chama a atenção que simplesmente descreve seu conceito de negócio. Os vídeos ajudam o espectador a conhecer o seu produto ou serviço e demonstrar usos reais para os consumidores. Eles também oferecem aos clientes em potencial a vantagem de responder todas objeções antes da compra impulsionando as compras e reduzindo tempo e custos com suporte.
Então… se você não estiver usando essa ferramenta extraordinariamente eficaz de marketing, talvez as estatísticas a seguir lhe dêem o empurrãozinho que você precisa para mergulhar na elaboração de postagens de vídeo de marketing.
Pronto para virar a chave? Aqui estão algumas estatísticas que demonstram os benefícios que o Vídeo como ferramenta de marketing pode oferecer à sua empresa ou negócio.
1. 85% dos profissionais de marketing creditam o vídeo como uma forma eficaz de chamar a atenção online.
Segundo o site Miles, um minuto de vídeo vale 1,8 milhão de palavras escritas. Na verdade, o mesmo site aconselha que os profissionais de marketing de vídeo NÃO carreguem vídeos com uma tonelada de texto. Qualquer texto que você usar em seu vídeo deve ser curto e conciso para que seu público possa ler suas postagens de mídia social instantaneamente.
Um “vídeo explicativo” é um bom exemplo desse tipo de atenção. Ele faz o que seu nome sugere , ele explica seu produto ou serviço, geralmente em 90 segundos ou menos. Se você os fizer bem, eles são uma ótima maneira de atrair clientes em potencial e mostrar a eles o que sua empresa faz.
2. Os clientes retêm 95% das informações contidas nos vídeos.
Por que isso é importante? Simplificando, os vídeos têm o potencial de tornar seu produto ou serviço memorável. A esmagadora maioria das pessoas é mais capaz de lembrar as informações fornecidas por meio de vídeo. Mesmo que eles não estejam prontos para comprar algo imediatamente, eles provavelmente pensarão em você mais tarde. Os clientes também podem coletar informações sobre diferentes opções e ter uma ideia melhor do que precisam ou desejam ao conversar com as equipes de vendas de suas marcas favoritas.
3. Vídeo de média duração mantém 37% dos espectadores até o fim.
Ao capturar a atenção do seu público e garantir que eles se lembrem do conteúdo do seu vídeo, você deseja mantê-los até o fim. Portanto, se seu objetivo é atrair seu público e motivá-lo a visitar seu site ou loja física, seus vídeos de marketing devem ser de alta qualidade e envolventes, portanto, ajuste seu orçamento de marketing de vídeo de acordo.
Leve isso em consideração no momento de criar a call to action no final do vídeo.
4. 16% das pessoas pararam de assistir a um vídeo porque acharam que era muito chato. Apenas fazer vídeos não é suficiente; você deve criar vídeos atraentes que capturem e mantenham o interesse do seu público. Para isso procure sempre a orientação de um profissional de comunicação.
5. 80% das pessoas preferem vídeos em vez de texto escrito
80% das pessoas preferem vídeos em vez de texto escrito.
O marketing de vídeo online é essencial para a maioria das empresas.
Indiscutivelmente, esta tem sido a realidade por mais de 50 anos. Afinal, o marketing original com vídeo eram comerciais de TV e merchandising. No entanto, a TV é uma maneira muito cara de anunciar e não é tão eficaz quanto antes.
6. 60% da população prefere conteúdo online invés TV. 60% da população prefere conteúdo online à TV. (E isto esta aumentando a cada dia.)
Talvez uma das estatísticas de marketing de vídeo mais surpreendentes seja esta: a TV está perdendo seu domínio no marketing. Enquanto muitas pessoas ainda assistem TV, muitas outras estão se voltando para o YouTube e outras fontes de entretenimento. As pessoas estão fartas de pagar tanto dinheiro por cabo ou satélite quando há tanto para assistir online.
Considere o seguinte: de acordo com o Google,
7. 50% dos usuários da Internet assistem a vídeos antes de fazer uma compra.
50% dos usuários da Internet assistem a vídeos antes de fazer uma compra.
Seria interessante notar que isso se soma aos consumidores que veem um comercial na TV e decidem comprar algo, já que a pesquisa em questão apenas perguntou aos internautas sobre seus hábitos.
O vídeo também é essencial porque:
8. A maioria dos clientes (69%) prefere assistir a um vídeo em vez de ler um texto para aprender sobre produtos e serviços.
O que isso significa, geralmente, é que os clientes estão se tornando altamente orientados para o vídeo. O vídeo permite que os clientes vejam como um produto é usado ou ouçam informações sobre seu serviço, em vez de ler sobre ele. Se seu cliente em potencial tiver problemas para ler por qualquer motivo, o vídeo é um tipo de conteúdo que permanece acessível para a maioria do seu público-alvo.
Os clientes adoram vídeos
9. Um estudo descobriu que 87% dos consumidores querem mais vídeos das marcas.
Uma razão para isso, como mencionamos anteriormente, é que as informações de vídeo são fáceis de reter. Mas os vídeos também dão ao cliente a oportunidade de conceituar o uso de um produto. Eles podem ter ideias criativas, encontrar a solução para um problema ou até mesmo dar boas risadas.
10. 39% dos clientes querem mais vídeos explicativos das marcas.
Manual de instruções??? Em vez disso, os consumidores gostam de ver como algo é usado ou como funciona. E o melhor de tudo, para os clientes que têm dificuldade de leitura, os vídeos tutoriais fornecem um método alternativo de entrega de informações, tornando o vídeo um componente essencial do marketing digital.
11. Estima-se que 1 milhão de vídeos sejam assistidos a cada segundo.
Essa é uma quantidade impressionante de conteúdo. Você deve considerar que, embora uma grande quantidade desse conteúdo esteja transmitindo programas de TV ou filmes, também há muito marketing nesse número. Serviços como o Youtube, Tik Tok, Kawaii incluem muitos anúncios em seu streaming. Além disso, há a crescente quantidade de conteúdo patrocinado e anúncios.
E, em média, hoje estima-se que
12. 49% das pessoas assistem no mínimo cinco vídeos por dia.
49% das pessoas assistem a um mínimo de cinco vídeos por dia.
13. 58% dos indivíduos pesquisados indicaram que os vídeos foram vitais para seu processo de aprendizado e crescimento.
Em uma pesquisa do Google, foi avaliado o uso de vídeos e streaming. 58% dos entrevistados indicaram que os vídeos se tornaram um pilar em seus próprios esforços educacionais, de qualquer forma que surgissem.
Não é à toa, então, que:
O marketing de vídeo gera muitas vendas
Como os consumidores amam tanto o vídeo, não é surpresa que o video marketing seja muito bem-sucedido, desde demonstrações de produtos até anúncios básicos. Afinal, vídeos de qualidade chamam a atenção e as pessoas retêm as informações que assistem. Ninguém quer ser esquecido, certo? Então, e se você combinasse material escrito em seu site com vídeo de qualidade?
14. 87% das empresas já utilizam o vídeo como ferramenta de marketing.
Você está nos 87% ou 13%? Se estiver nos 13% clique aqui para vira a chave
15. 81% dos profissionais de marketing pretendem usar o marketing de vídeo como parte de sua estratégia geral de marketing nos próximos anos.
Os profissionais de marketing estão tomando nota: o video marketing é uma estratégia indispensável às campanhas de marketing.
16. Ter um vídeo em sua landing page aumenta as conversões em pelo menos 80%.
Ter um vídeo em sua landing page aumenta as conversões em pelo menos 80%.
Essa é uma taxa de sucesso incrível! Apenas colocando um vídeo em sua landing page, você está quase dobrando sua taxa de conversão. Importante ressaltar que produzir vídeo pode ser barato hoje em dia, você está vendo um retorno do seu investimento (ROI) incrível em marketing de vídeo.
17. Quase 2/3 dos consumidores obtêm ideias de compra assistindo a vídeos.
Pense nisso por um minuto. Um consumidor senta e assiste a um vídeo sobre seu produto ou serviço que ele encontra online. Talvez eles estejam procurando uma solução para o problema deles, ou talvez estejam pensando no que dar de presente a alguém… De repente, eles percebem que o produto é a melhor solução para o problema, ou que seu sobrinho adoraria brincar com o item em questão. Eles navegam no seu site e o preço é justo. Agora você acabou de fazer uma venda que poderia não ter acontecido se o cliente não tivesse assistido ao seu vídeo!
18. 84% das pessoas declaram que foram convencidas a fazer uma compra como resultado de esforços de video marketing.
Isso é um número significativo de pessoas! O marketing de vídeo pode ser uma ferramenta poderosa no arsenal da sua marca para transformar visualizações em compras reais.
19. 79% das pessoas afirmam ter baixado um aplicativo ou software depois de assistir a um vídeo de marketing.
Esta é uma estatística importante para quem opera uma marca ou negócio nas áreas de tecnologia e entretenimento. Se você está oferecendo aplicativos ou software, pode estar perdendo uma parte significativa das vendas se não estiver utilizando o vídeo marketing!
Talvez seja por isso:
20. 81% dos profissionais de marketing acreditam que o vídeo ajuda na geração de leads.
Não é segredo que os vídeos podem ajudá-lo a gerar leads e vendas. E isso é validado pela grande maioria de profissionais de marketing. Não deve ser uma surpresa, então, que:
21. Pelo menos 88% dos profissionais de marketing estão satisfeitos com o retorno do investimento em vídeo.
É verdade que o ROI do vídeo pode ser avaliado de várias maneiras diferentes, Você pode estar tentando obter um novo cliente, aumentar o reconhecimento da marca ou manter os clientes aquecidos. Independente dos objetivos das campanhas, os especialistas em marketing digital descobriram que os vídeos valem o dinheiro que é investido.
22. 41% dos entrevistados em uma pesquisa disseram que os vídeos reduzem os contatos solicitando suporte.
Isso significa que os vídeos de produtos ajudam a reduzir o custo do suporte. Faça alguns vídeos explicativos de boa qualidade e os clientes que compraram seu produto geralmente os assistirão quando houver algum tipo de problema. As instruções de montagem e os manuais do proprietário nem sempre são tão úteis quanto gostaríamos que fossem. Menos chamadas de suporte técnico como resultado do vídeo envolvente significam custos mais baixos e clientes mais felizes. Ganha-ganha.
23. O YouTube tem mais de 2,5 bilhões de usuários ativos.
A mesma pesquisa nos diz que apenas o Facebook tem mais usuários ativos, o que indica que o YouTube é um mercado massivo.
O YouTube é a principal rede social exclusivamente de vídeos online da atualidade, com mais de 2,56 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente.
24. No brasil, o Youtube já soma 138 milhões de usuários ativos.
Isso é apenas no Brasil! Imagine quantas pessoas em outros países estão incluídas nos 2 bilhões de usuários. De Galinha Pintadinha para crianças, ao tricô da vovó. É quase certeza seu publico alvo esta aí.
25. 81% dos pais utilizam o YouTube para seus filhos.
O YouTube é uma excelente plataforma para criar conteúdo voltado para crianças e famílias. Se você tem um produto que se encaixa nesse nicho, você deve fazer o upload para o YouTube! Avaliações, informações sobre produtos, vídeos de demonstração e muito mais podem ajudar sua marca ou empresa a alcançar os olhos de pais ansiosos para encontrar itens e informações úteis para seus filhos. Um publico demográfico que geralmente é difícil de alcançar e impactar.
26. Quase 5 bilhões de horas de vídeos são assistidos todos os dias no YouTube. São 2,5 horas por usuário, todos os dias! Em conjunto, podemos ver que o YouTube é uma importante fonte de entretenimento em vídeo para consumidores em potencial. Ao mesmo tempo, esta é uma grande oportunidade para nós, profissionais de marketing, divulgarmos nossos produtos e serviços.
27. O YouTube substituiu o Facebook como a plataforma nº 1 para impulsionar o comportamento do consumidor (Mas logo pode ser superado pelo TikTok.) O poder do vídeo e a popularidade do YouTube combinados com uma mudança demográfica na forma como o consumo de vídeo online é conduzido está mudando o comportamento do consumidor. No entanto, o TikTok pode estar destronando o YouTube, tornando-o uma plataforma importante para marcas e empresas que buscam maximizar os esforços de marketing de vídeo.
Não tem certeza sobre o marketing do YouTube? Existem outras opções.
O Instagram é outro ótimo lugar para vídeo.
Como todos sabem, o Instagram foi originalmente projetado para postar fotos de nossas vidas. Mas você sabia que o Instagram também é um ótimo lugar para vídeos? Veja esses dados a seguir:
28. O Instagram tem mais de um bilhão de usuários mensais ativos.
Embora não seja a maior das redes sociais, dependendo da demografia do usuário-alvo, este é um ótimo lugar para implementar o marketing de vídeo.
29. No Brasil, 56,7% dos usuários do Instagram são do gênero feminino e 43,3% são do gênero masculino. 31,1% dos usuários do Instagram possuem entre 18 e 24 anos, sendo a faixa etária mais representativa, seguida de perto pelo público de 25 a 34 anos, com 30%
O que é interessante sobre o Instagram é que são quase 2 redes sociais diferentes (e se você contar o IGTV são 3) em uma. Especificamente, estamos falando dos Stories do Instagram, porque:
30. Instagram Stories tem 500 milhões de usuários mensais ativos
Como rede social, há mais usuários mensais ativos apenas no Instagram Stories do que provavelmente no Snapchat, Twitter e LinkedIn na maioria dos meses. Isso o torna outro motivo atraente para segmentar o Instagram para seu marketing de vídeo.
31. 1/3 das histórias do Instagram mais visualizadas são de empresas
Todos sabemos o quão popular o Instagram Stories se tornou e, embora você possa colocar vídeos no feed, muitos profissionais de marketing dirão que o Stories é onde está o envolvimento real, apesar de não exigir conteúdo de qualidade extremamente alta. Essa estatística não apenas mostra que as marcas estão engajadas ativamente nos Stories, mas também que os usuários aceitam conteúdo de marcas nesse formato hoje.
Não podemos esquecer do Facebook Meta
32. O Facebook é a plataforma nº 1 para postar vídeos de anúncios,
e a maioria dos profissionais de marketing de vídeo planeja usar essa plataforma no próximo ano.
O YouTube e o Instagram vêm de perto depois do Facebook. Atualmente, os anúncios em vídeo do Face
book são a maneira mais eficaz de criar um público personalizado de forma rápida e barata para o qual você pode redirecionar.
33. O Facebook tem 2,38 bilhões de usuários mensais ativos.
O Facebook foi de 2,936 bilhões de usuários mensais ativos para 2,934 bilhões no mundo. A rede social define como "usuário mensal" qualquer pessoa que acessou seu site ou aplicativo pelo menos uma vez no mês.
34. Os usuários do Facebook estão visualizando aproximadamente 4 bilhões de horas de vídeo diariamente.
Tudo isso significa que seus esforços de marketing de vídeo certamente NÃO devem ignorar o poder do Facebook.
Embora o Facebook também tenha Stories, também possui o Facebook Live, uma plataforma de transmissão ao vivo poderosa e popular. Mas é popular quanto?
35. 33% dos profissionais de marketing utilizaram o Facebook Live como canal.
Marcas com grande público geralmente tem bastante engajamento em suas lives.
36. 1 em 5 vídeos é uma transmissão ao vivo no Facebook.
Esses números talvez não representem exatamente a realidade dos usuários do Brasil.
37. Até 85% dos vídeos postados no Facebook são assistidos em silêncio. Embora os anúncios em vídeo do Facebook sejam importantes para promover sua marca e seus produtos, saber que 85% dos anúncios do Facebook são assistidos silenciosamente pode alterar suas estar;egias de marketing. Se você cria anúncios que não exigem som para fornecer informações coerentes ou utiliza legendas, certifique-se de estar construindo cuidadosamente seus anúncios do Facebook para se alinhar com os padrões de uso mais comuns.
Sejam cuidadosos no momento de criar seus conteúdos
38. 2 minutos é uma boa duração. Por que 2 minutos? Dois minutos é quanto tempo normalmente dura a atenção do cliente, de acordo com as estatísticas de vídeo mais recentes disponíveis. No entanto, vídeos de 6 a 12 minutos também são eficazes. Embora o estudo não explique os motivos, muito disso pode ter a ver com o tipo de vídeo. Algo que explica um produto ou serviço mais complicado TEM que ser mais longo do que um “comercial” curto. E os clientes geralmente estarão dispostos a assistir a um vídeo como esse para obter as informações necessárias.
39. 82% dos usuários não gostam quando um vídeo não é otimizado para seu dispositivo.
O que isso significa é que você precisa considerar se o seu vídeo tem maior probabilidade de ser visto na horizontal ou na vertical. Isso pode variar de acordo com seu público-alvo e onde você distribui o conteúdo. Por exemplo, o YouTube é ótimo para vídeos horizontais, porque possui um recurso de tela cheia. Enquanto isso, o Instagram assume que tudo será reproduzido verticalmente.
Sabendo disso, é importante notar que
40. 62% das pessoas preferem assistir vídeos em smartphones e tablets.
Se uma parcela tão grande de seu público em potencial estiver assistindo conteúdo em um smartphone ou tablet, é absolutamente essencial garantir que seus vídeos sejam formatados corretamente e possam aderir a uma variedade de formatos de exibição.
Enquanto estamos no assunto de formatação e estrutura, tenha em mente que
41. Fazer os clientes rirem resulta em um aumento de 92% na intenção de compra.
Quantos de nós compramos em uma loja porque o vendedor ou agente de atendimento ao cliente era engraçado ou charmoso? Eu suspeito que a maioria de nós tem. O riso dá à sua marca a oportunidade de criar relacionamento com clientes em potencial. Quem já trabalhou com vendas sabe que construir relacionamento é uma das melhores formas de vender produtos e serviços. O vídeo não é exceção.
42. Os vídeos personalizados têm uma taxa de retenção 35% maior
Não só a ciência do cérebro afeta a retenção de conteúdo de vídeo, mas o vídeo personalizado atrai muito mais as pessoas. Inserindo informações pessoais, como nome do espectador, cargo, imagem de perfil, preferências etc. Não é necessário criar um vídeo original separado para cada destinatário, o que pode ser muito trabalhoso e intensivo em dinheiro. Um vídeo personalizado aproveita a tecnologia de automação e CRM para usar o mesmo vídeo repetidamente. Esse vídeo contém pontos designados como campos onde as informações personalizadas podem ser colocadas. Isso torna cada vídeo único e exclusivo, na era da personalização, seu contato se sentirá exclusivo com essa ferramenta totalmente promissora.
Estas estatísticas são realmente muito interessantes, o marketing de vídeo, cada dia que passa se consolida com uma das maiores e eficazes formas de comunicação atualmente.
Uma geração atrás, o vídeo era a competência dos cinemas e estúdios de televisão. Era uma técnica de marketing cara, disponível apenas para alguns. Mas agora, com o advento da Internet e dos smartphones, é mais fácil do que nunca alcançar os clientes por meio de vídeo. Cada vez mais, esta técnica é essencial.
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Este estudo foi elaborado por Neal Schaffer, Presidente da agência de mídia social PDCA Social, foi traduzido e adaptado para o mercado Brasileiro. Texto originário:https://nealschaffer.com/video-marketing-statistics/
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