
O ano de 2020 passou num piscar de olhos, e muita coisa mudou de lĂĄ pra cĂĄ.
O ano de pandemia trouxe vĂĄrios altos e baixos, mais baixos do que altos! (risos)
Apesar de uma Ă©poca de incertezas, um fator era totalmente previsĂvel, As pessoas estavam mais conectadas do que nunca.
Estes novos tempos fizeram com que as empresas se adaptassem, ao "novo normal" (odeio este termo) isto Ă©, digitalizar seus negĂłcios, criando e-commerces, delivery's, info-produtos, e consequentemente para que estas estratĂ©gias funcionassem, teve que ser investido milhĂ”es de reais em publicidade online, criação de conteĂșdo, e outras estratĂ©gias de marketing digital.

Neste ano vocĂȘ jĂĄ planejou sua estratĂ©gia de marketing digital?
NĂŁo? Tudo bem Ă© normal que isso pareça um bicho de 7 cabeças para os empresĂĄrios em geral; AliĂĄs Ă© para isso que existem as agĂȘncias e produtoras, para pensar nisso enquanto o empresĂĄrio faz o que deve fazer, empreender!
E para aqueles empresĂĄrios que ainda tem duvidas sobre o poder das mĂdias sociais, e ainda nĂŁo esta totalmente convencido sobre a importĂąncia da produção de conteĂșdos audiovisuais; Estamos trazendo uma lista com 70 estĂĄticas sobre o cenĂĄrio atual nas redes sociais a nĂvel global.
Hoje vocĂȘ vai apreender :
Quantas postagens sĂŁo compartilhadas por dia nas redes sociais; Qual melhor horĂĄrio para criar seus posts;
Quanto tempo as pessoas costumam gastar no Facebook ou Instagram;
Qual Ă© a melhor plataforma de marketing de mĂdia social para sua marca.
Para vocĂȘ que Ă© empresĂĄrio e esta buscando aumentar sua presença nas redes, construir uma marca sĂłlida, ou para vocĂȘ que Ă© estudante de marketing digital,
estes dados vĂŁo ser muito Ășteis para entender o comportamento e as mudanças das redes sociais e seus usuĂĄrios.
Começaremos pelo facebook, com os dados demogråficos, seguindo pelo comportamento dos usuårios, e por fim facebook business e Ads.
Depois veremos os dados sobre o Instagram na mesma sequencia.

Dados DemogrĂĄficos:
1. O Facebook tem 2,74 bilhÔes de usuårios ativos mensais, um aumento de 12% ano a ano.
2. O nĂșmero total de usuĂĄrios ativos mĂłveis do Facebook Ă© de 2,68 bilhĂ”es.
3. 69% de todos os adultos nos EUA estĂŁo usando o Facebook.
4. A Ăndia estĂĄ classificada em primeiro lugar em termos de tamanho de pĂșblico do Facebook, com 310 milhĂ”es de usuĂĄrios.
5. Os Estados Unidos, Brasil e IndonĂ©sia tambĂ©m tĂȘm 190 milhĂ”es, 130 milhĂ”es e 140 milhĂ”es de usuĂĄrios do Facebook, respectivamente.
6. 9,4 por cento dos usuĂĄrios ativos globais do Facebook sĂŁo mulheres com idades entre 18 e 24 anos e usuĂĄrios do sexo masculino com idades entre 25 e 34 anos;
constitui o maior grupo demogrĂĄfico de usuĂĄrios do Facebook.
7. 75% das pessoas de alta renda usam o Facebook.
Comportamento dos usuĂĄrios:
8. Em média, 1,82 bilhão de pessoas se conectam ao Facebook diariamente.
9. UsuĂĄrios jovens (18-24 anos) gastam 75% de seu tempo no Facebook em anĂșncios em vĂdeo, em comparação com visitantes com mais de 65 anos.
10. Os usuĂĄrios do Facebook passam 58 minutos por dia no Facebook.
11. 98,3% dos usuĂĄrios acessam o Facebook a partir de dispositivos mĂłveis.
12. O Facebook geralmente acumula mais de 100 milhĂ”es de downloads de aplicativos por mĂȘs.
13. O Facebook Ă© responsĂĄvel por mais de 45% das visitas mensais Ă s redes sociais.
14. 500 milhÔes de usuårios usam o Facebook Stories diariamente.
15. O Facebook gera mais de 3.000 anos de tempo de exibição de vĂdeo a cada dia.
16. 74% dos usuĂĄrios do Facebook visitam o site diariamente.
EstatĂsticas de engajamento:
17. Mais de 4 bilhĂ”es de visualizaçÔes de vĂdeo ocorrem no Facebook todos os dias.
18. A faixa etĂĄria de 35 a 44 anos dĂĄ o mĂĄximo de curtidas mensais.
19. A faixa etĂĄria de 45 a 54 anos dĂĄ o mĂĄximo de comentĂĄrios mensais nas postagens.
20. A duração ideal do vĂdeo no Facebook para um melhor envolvimento Ă© entre 2 - 5 minutos.
21. A melhor hora para postar no Facebook Ă© entre 13h e 15h durante a semana e aos sĂĄbados.
22. 15,09% de todo o conteĂșdo do Facebook Ă© vĂdeo e 34,73% Ă© fotos.
23. Apenas 12% das postagens de vĂdeo sĂŁo ao vivo, apesar de gerar o dobro de engajamento.
24. VĂdeos ao vivo que duram mais de 1 hora aumentam o engajamento de 0,19% para 0,86%.
25. Os usuårios do Facebook fizeram uma média de 5 comentårios, 12 postagens curtidas, 1 compartilhamento e 1 curtida na pågina em outubro de 2020.
EstatĂsticas de NegĂłcios
26. O uso do Facebook aumenta para 97% no marketing B2C. (Empresa para Consumidor)
27. A receita de anĂșncios do Facebook Ă© de US $ 21.221 (em milhĂ”es), um aumento de 22% ano a ano.
28. O alcance orgùnico médio de uma postagem no Facebook é de 5,2% do total de curtidas da pågina.
29. As imagens postadas por påginas do Facebook são as mais compartilhadas (55,6%) em comparação com outros tipos de postagem.
Facebook Ads (Publicidade paga)
30. 2,14 bilhĂ”es de pessoas podem ser alcançadas por meio de anĂșncios no Facebook.
31. 43% do pĂșblico-alvo do anĂșncio Ă© feminino, enquanto 57% Ă© masculino.
32. O mĂĄximo de cliques mensais em anĂșncios Ă© feito por grupos de 45 a 54 anos.
33. O tĂtulo de anĂșncio ideal do Facebook tem no mĂĄximo quatro palavras.

EstatĂsticas sobre o Instagram
VocĂȘ jĂĄ deve ter percebido um forte aumento na migração das pessoas do facebook para o Instagram, como o aumento de interaçÔes, "likes" e comentĂĄrios.
Muitas vezes vocĂȘ posta a mesma mensagem nas duas plataformas (facebook e instagram) e percebe que no insta o engajamento Ă© maior. Apesar do facebook ser uma ferramenta muito mais poderosa, com muitos mais recursos o Instagram vem sendo o queridinho da vez.
Vamos ver algumas estatĂsticas sobre esta plataforma e entender melhor o comportamento dos usuĂĄrios,
assim podemos saber em qual direçÔes deveremos trabalhar para obter mais resultados positivos.
Dados DemogrĂĄficos
35. O Instagram tem 1,15 bilhĂŁo de usuĂĄrios ativos.
36. Mais da metade da população global de usuårios do Instagram tem menos de 34 anos.
37. A faixa etĂĄria de 18 a 24 anos Ă© a maior da demografia.
38. Usuårios ativos diårios de histórias do Instagram são 500 milhÔes.
39. O Instagram tem 51% de pĂșblico feminino e 49% masculino.
40. Os maiores usuĂĄrios do Instagram estĂŁo nos EUA (140 milhĂ”es), Ăndia (120 milhĂ”es) e Brasil (95 milhĂ”es).
Comportamento dos usuĂĄrios
41. Cerca de 6 em cada 10 usuĂĄrios do Instagram fazem login pelo menos uma vez por dia.
42. 21% dos usuĂĄrios fazem login semanalmente e 16% fazem login com menos frequĂȘncia do que isso.
43. 500 milhÔes de pessoas visitam histórias no Instagram diariamente.
44. O aplicativo IGTV tem 7 milhÔes de instalaçÔes em todo o mundo.
45. O nĂșmero mĂ©dio de postagens de feed principais por dia Ă© 1.
46. 59% do conteĂșdo do Instagram sĂŁo postagens de fotos.
47. 14,9% do conteĂșdo do Instagram sĂŁo postagens de vĂdeo.
48. 26,1% do conteĂșdo do Instagram sĂŁo postagens de carrossel.
EstatĂsticas de engajamento
49. A taxa média de engajamento para todos os tipos de postagem é de 0,96%.
50. A taxa mĂ©dia de engajamento para postagens de fotos Ă© 1,74%, postagens de vĂdeo sĂŁo 1,45% e postagens de carrossel sĂŁo 1,94%.
51. Contas comerciais com menos de 10.000 seguidores tĂȘm uma taxa mĂ©dia de engajamento de 1,55%.
52. Contas comerciais com 10.000-100.000 seguidores tĂȘm uma taxa de engajamento de 0,62%.
53. O CazaquistĂŁo e o Brunei foram classificados em primeiro e segundo lugar, com um alcance de 72% e 71%.
54. Fotos com rostos tĂȘm um desempenho quase 40% melhor do que sem rostos.
55. O Instagram Ă© a segunda plataforma mais usada, com 84% de engajamento.
56. Postagens com pelo menos uma hashtag geram em média 12,6% a mais de engajamento.
57. Os usuĂĄrios do Instagram se envolvem mais nos dias de semana, com quarta e quinta-feira mostrando mais envolvimento.
58. Mais da metade das legendas e comentårios do Instagram contém emojis.
EstatĂsticas de NegĂłcios
59. 90% das contas seguem pelo menos uma empresa no Instagram.
60. 2 em cada 3 pessoas entrevistadas disseram que o Instagram permite a interação com marcas.
61. 83% dos usuårios do Instagram descobrem novos produtos e serviços na plataforma.
62. 89% indicaram que o Instagram foi o canal de mĂdia social mais importante para o marketing de influenciadores.
63. O crescimento médio mensal de seguidores de contas de negócios no Instagram é de + 1,46%.
64. Existem 500.000 influenciadores ativos no Instagram.
65. 70% dos entusiastas de compras recorrem ao Instagram para descoberta de produtos.
Publicidade Paga (impulsionamento)
66. 50% dos usuĂĄrios do Instagram ficam mais interessados ââem uma marca quando veem anĂșncios dela no Instagram.
67. Os EUA tĂȘm o maior potencial de alcance de publicidade no Instagram, seguidos pela Ăndia e pelo Brasil.
68. O maior pĂșblico-alvo de publicidade do Instagram Ă© da faixa etĂĄria de 25 a 34 anos.
69. 1,16 bilhĂŁo de pessoas podem ser alcançadas por meio de anĂșncios no Instagram.
70. 51% do pĂșblico do anĂșncio no Instagram Ă© feminino e 49% masculino.
Realmente sĂŁo dados impressionantes nĂŁo Ă© mesmo? Esperamos que tenha gostado deste compilado de estatĂsticas,
e que vocĂȘ possa usar estas informaçÔes com sabedoria para construir uma estratĂ©gia mais objetiva e assertiva para seu negĂłcio ou cliente. Para receber mais conteĂșdos como este se inscreva na nossa Newsletter ApĂłs o preenchimento dos campos abaixo, confirme sua inscrição no botĂŁo "cadastrar".
Fonte: https://www.socialpilot.co/blog/social-media-statistics#fb-demographic-stats
Este estudo foi elaborado por Jimit Bagadiya CEO da Social Pilot